O que é a gordura no fígado?

O fígado normal contém até 10% de seu conteúdo em gorduras. Gordura no fígado ou esteatose hepática significam um conteúdo de depósito de gordura acima de 10% da massa celular hepática, quantidade acima do aceito como normal para este órgão.

O que causa o acúmulo de gordura no fígado?

A principal causa de acúmulo de gordura é a obesidade. Sabendo-se que mais da metade dos brasileiros encontra-se acima do peso, a esteatose hepática, que atinge cerca de 50% dos obesos, está se tornando o principal problema que afeta o fígado. Outras causas de esteatose são alcoolismo, uso de medicações, diabetes, hepatites virais.

Por que esse problema é conhecido como o “mal dos sedentários”?

O sedentarismo, além de ser importante fator predisponente à obesidade, acentua uma condição chamada resistência à insulina. Esta condição, que está presente nos pacientes portadores de diabetes, predispõe entre outras complicações, ao acúmulo de gordura no fígado. A atividade física mínima recomendada é uma caminhada mínima de 40 minutos pelo menos 3 vezes por semana.

– Quais pacientes estão mais predispostos a ter acúmulo de gordura no fígado?

Obesos, etilistas, diabéticos, hipertensos, portadores de hepatites, usuários de drogas ou medicações de uso prolongado, sedentários.

Quais exames podem detectar a gordura no fígado?

O exame mais simples e mais utilizado para detecção de gordura no fígado é a ultrassonografia.

Para quantificação da gordura, o mais sensível é a ressonância. Outros exames como a elastografia têm mostrado resultados importantes no seguimento destes pacientes mas estão menos disponíveis.

Quando o acúmulo de gordura pode afetar a saúde do paciente com gravidade?

A esteatose ou gordura hepática se torna perigosa quando afeta e causa lesão às células hepáticas. Nestas situações, os exames de sangue de avaliação do fígado se alteram e o quadro passa a ser chamado esteatohepatite ou inflamação produzida pela gordura. Nesta situação, caso não seja feito um tratamento para a reversão deste problema, o paciente poderá desenvolver cirrose hepática com todas suas complicações incluindo o câncer de fígado

Quais são os sintomas de que o paciente está com esse problema?

Normalmente o paciente com esteatose não tem sintomas. Os sintomas relacionados às doenças do fígado podem só ocorrer quando mais de 70% do órgão estiver comprometido, quando então pode ocorrer fraqueza, falta de disposição, sonolência, icterícia (olhos amarelos), colúria (urina escura), inchaços (principalmente no abdomen e membros inferiores) ou manchas pelo corpo decorrentes de distúrbios de coagulação

A gordura no fígado é um estado pré-cirrose? Por quê?

A esteatose é um sinal de alerta. Quando ocorre a inflamação (esteatohepatite) existe o risco de cirrose pois ocorre uma lesão permanente do fígado que ao longo dos anos levará a uma cicatrização das áreas lesadas e substituição das células normais por tecido cicatricial, o que é chamado de cirrose

A gordura no fígado pode evoluir para cirrose? Por quê? Como isso pode ser detectado?

a evolução para cirrose ocorre quando existe esteatohepatite. Entretanto, devemos lembrar que o fígado com gordura é também mais sensível ao desenvolvimento de cirrose por outras causas como bebidas alcoólicas, medicamentos, hepatites. A detecção se faz com dosagem de enzimas hepáticas na circulação (transaminases), testes de coagulação e de função hepática (bilirrubinas e albumina) e exames de imagem (ultrassonografia). Um sinal importante de cirrose é também a queda da contagem de plaquetas detectada no hemograma.

– Quais são as consequências que a gordura no fígado traz para a saúde do paciente?

A gordura no fígado é geralmente um sinal que outras coisas não vão bem. Obesidade, sedentarismo, diabetes, pressão alta são condições muito associadas a gordura no fígado e vários outros órgãos como vasos, rins e coração também são afetados. Então, uma mudança de comportamento e acompanhamento médico rigoroso são fundamentais para evitar consequências graves deste problema que é facilmente detectado em suas fases iniciais e pode ser tratado com sucesso.