Hipertensão portal é uma consequência grave da cirrose hepática (CH).

Suas principais complicações são:

HDA (hemorragia digestiva alta) por varizes de esôfago (VE) varizes esôfago-gástricas (VEG)
Ascite
Encefalopatia Hepática
Hepatocarcinoma

Diversos tratamentos são empregados para reduzir o risco de complicações em pacientes portadores de CH com HP.

1) VE ou VEG
Pacientes sem VE necessitam controle endoscópico a cada 2 ou 3 anos;
Pacientes com VE ou VEG de fino calibre necessitam controle endoscópico em 1 a 2 anos;
Pacientes com VE de médio ou grosso calibre necessitam tratamento endoscópico com ligadura.

2) HDA por HP
Manter Hb entre 7 e 9 g/dl;
Iniciar ceftriaxona;
Análogos da somatostatina (SMT) por 2 a 5 dias;
EDA em 12 h;
Iniciar betabloqueadores (BB) quando terminar os análogos da SMT;
BB + Ligadura Elástica de VE (LEVE) como profilaxia secundária;
TIPS em casos de falha em pacientes Child-Pugh B ou C.

3) BB
Reduzem mortalidade em pacientes listados para Tx com ascite leve;
Aumentam mortalidade em pacientes com ascite volumosa e aumentam risco de syndrome hepatorrenal em pacientes com ascite refratária. Devem ser suspensos em casos com ascite volumosa ou piora da função renal . Se interrompidos, deve ser realizada LEVE.
Carvedilol retarda a progressão de VE de fino caliber, melhora a sobrevida em pacientes com VE mas aumenta a mortalidade em pacientes com ascite.

Orientações dos consensus AASLD e Baveno VI:

1) cirróticos com ascite refratária e disfunção circulatória (PA sistólica < 90 mmHg , Na+ < 130 ou syndrome hepatorrenal – reduzir ou suspender BB.

2) cirróticos com ascite volumosa ou história de PBE – evitar dose elevada de BB (propranolol > 160 mEg).

3) Carvedilol aguarda mais dados para conclusão
Exercícios (> 60 min /semana) , dieta hipocalórica e normoproteica , por 16 semanas , reduzem a hipertensão portal;
Uso continuo de inibidores da bomba de protons aumentam o risco de infecções , descompensações .

Estatinas reduzem a ocorrência de complicações (ascite, PBE e encefalopatia) e ascite.
TIPS
Melhora a sobrevida em cirróticos com ascite.