Hepatite B

Quem não for vacinado e não tiver anticorpos contra hepatite B ou não tiver conhecimento de sua situação de imunização, após exposição suspeita (ferimentos com agulhas, relações sexuais ou outros), a administração de uma única dose de globulina hiperimune (HBIG) – 0,06ml/kg de peso, intramuscular, logo após a exposição, para atingir-se níveis de AntiHBs acima de 100 mIU/ml, associada a vacinação com vacina recombinante contra hepatite B (Recombivax-HB ou Engerix , intramuscular, 3 a 4 doses de 10 ug até 19 anos de idade ou 20 ug para maiores de 19 anos , oferecem proteção adequada e reduzem o risco de cronificação.

Para pessoas vacinadas ou conhecedoras de serem portadoras de antiHBs, a dosagem dos níveis de antiHBs e o reforço com vacinação geralmente são adequados.

Recém-Nascidos de mães portadoras de Hepatite B devem receber uma única dose de HBIG 0,5 ml intramuscular logo após o parto, seguida de esquema completo de vacinação com vacina recombinante intramuscular, sendo a primeira dose aplicada até 12 h após o parto. Estes recém-nascidos não podem ser amamentados.

HBIG e a vacina recombinante devem ser aplicados em locais diferentes para não serem neutralizados um pelo outro. Pacientes em Hemodiálise devem receber doses dobradas.

Hepatite C

Não há vacinação para hepatite C. Globulinas hiperimunes não são eficazes na profilaxia após exposição perinatal , ferimentos por agulhas ou exposições sexuais. Após exposição suspeita devem ser monitorizados exames de sangue para detecção do PCR para o RNA do vírus da Hepatite C e níveis de ALT. Na ausência de sintomas, recomenda-se coleta quinzenal por 2 a 3 meses e, na detecção de infecção, iniciar-se o quanto antes o tratamento. Vários esquemas de tratamentos foram propostos. Um esquema alemão com interferon alfa 5 milhões de unidades por dia por 4 semanas seguidos por 5 milhões de unidades 3 vezes por semana por mais 20 semanas resultou em clareamento viral em 98% de 44 usuários de drogas infectados agudamente. Outros autores propõe interferon peguilado 1 vez por semana associado a Ribavirina 1 a 1,25 g / dia por 24 semanas com resultados variados.

Recém nascidos devem apenas serem acompanhados e podem ser amamentados.