Wang e cols
HPB 2020, 22, 660-669
O câncer de pâncreas (CP) é a quarta causa de morte por câncer no ocidente e está crescendo.
A ressecção cirúrgica é a única chance de cura para o adenocarcinoma ductal do pâncreas (ADP).
10 a 20% dos pacientes com CP tem doença ressecável e a sobrevida em 5 anos atinge 20 a 25%.
O tamanho do tumor, metástases linfonodais e metástases viscerais podem interferir no prognóstico dos pacientes.
Níveis de CEA e CA 19-9 desempenham papéis auxiliares importantes no diagnóstico mas não no prognóstico.
CTC são células do tumor primário que circulam no sangue e formam metastases.
CTC periféricas têm mostrado influência na recorrência e prognóstico do câncer de mama, próstata, colon e outros tumores epiteliais.
Poucas CTCs estão presentes no sangue periférico de pacientes com CP.
19 estudos foram selecionados entre 365, e envolveram 1320 pacientes sendo 707 CTC positivos e 613 CTC negativos , sendo 11 estudos ocidentais e 8 asiáticos
A meta-análise mostrou que pacientes com CTC positivas tem menores sobrevida global (RR 0,47) e livre de doença (RR 0,44) que pacientes CTC negativas
Análises de subgrupos mostraram resultados semelhantes.
CTC positivas indicaram pior sobrevida global e livre de doença em pacientes após cirurgia, quimioterapia e cirurgia + quimioterapia.
CTC positivas também tiveram pior sobrevida global e livre de doença em pacientes com TMN iniciais ou avançados, assim como em pacientes com llinfonodos positivos.
CTCs podem estar presentes antes da formação do tumor.
Este estudo oferece fortes evidências que CTC de ADP em sangue periférico estão associadas a pior sobrevida global e livre de doença mesmo levando-se em consideração estadiamento e tratamento.