Pancreatic cancer
Kjetil Søreide, Elena Rangelova, Christina Dopazo, Sven Mieog and Stefan Stattner
European Journal of Surgical Oncology 2023
Sua incidência está crescendo na maioria dos países ocidentais e apesar de ainda pouco frequente em relação a outros tipos de câncer , sua alta letalidade faz com que seja uma das causas mais frequentes de morte por câncer.
Os fatores de risco do cancer de pancreas (CP) são : cigarro, consumo de álcool, obesidade, idade avançada, pancreatite crônica , pancreatite hereditária, diabetes, lesões císticas mucinosas, mutações genéticas (BRCA 1/2 , câncer de colon hereditário – HNPCC / Síndrome de Lynch).
Lesões Precursoras e Pré-Malignas Cistos pancreáticos
o conhecimento dos guidelines é importante , o seguimento os IPMNs e a identificação das PanINs como componente morfológico na progressão para câncer de pâncreas são fundamentais .Riscos maiores de câncer de pâncreas têm sido detectados em portadores de mutações : KRAS , CDKN2A, TP53 e SMAD4.
A carcinogênese desenvolve-se no ducto pancreático passando por lesão precursora (neoplasia pancreática intraepithelial – PanIN). O ambiente celular envolve prolferação de estroma com adaptação para receber nutrients num ambiente hipóxico e quimiorresistente.
A classificação do CP conforme seu estadiamento é :
Localizado (ressecável)
Borderline (ressecável)
Localmente avançado (irressecável)
Metastático (irressecável)
Conforme essa classificação e discutido em reunião multidisciplinar, as decisões são tomadas.
Tratamentos Adjuvantes e Neoadjuvantes
O tratamento neoadjuvante, que envolve QT associada ou não a Rdt antes da cirurgia tem se tornado a rotina , mas o papel da cirurgia de início ainda é discutido em lesões ressecáveis.Os estudos atuais discutem o tratamento neoaduvante total ou parcial antes da cirurgia e os resultados ainda não são conclusivos.
A ressecção de doença oligometastática é controversa e tem sido admitida em casos com boa resposta a QT durante um período longo.
O tratamento adjuvante padrão ouro atual deve ser feito com mFOLFIRINOX, com vantagens sobre tratamentos com Gemcitabina.
Radioterapia também é controversa e pode ser utilizada, com alguns casos respondendo mais que outros.
Ressecções venosas são realizadas em centros com experiência e ressecções arteriais podem ser realizadas em pacientes selecionados.
As principais complicações após ressecções pancreáticas são : fistula , hemorragia, esvaziamento gástrico retardado (estase gástrica), fistula linfática e pancreatite aguda.
Alterações na absorçao de dietas, questões nutricionais e diabetes podem ocorrer no pós-operatório tardio.
Técnicas ablativas como eletroporação ainda estão em investigação.