O que fazer no dia de sua operação ?

As cirurgias são divididas em 3 categorias : pequeno, médio e grande porte e cada uma delas necessita alguns procedimentos pré-operatórios.
As cirurgias de pequeno porte são aquelas superficiais, geralmente sem abertura do abdomen ou tórax, realizadas nos planos da pele, gordura e músculos. Estas cirurgias podem ser realizadas com anestesia local ou bloqueios regionais como as anestesias raqui e peridurais e não ultrapassam 3 horas. Nestas cirurgias orienta-se jejum de 6 a 8 horas antes do horário da cirurgia, internação no dia da cirurgia (2 horas antes do horário marcado), levando-se ao hospital todos os exames realizados e as autorizações necessárias para a realização dos procedimentos. Não é necessária a interrupção de medicações exceto anti-agregantes plaquetários e anti-coagulantes, muitas vezes utilizados por cardiopatas ou pacientes com problemas vasculares. Anti-coagulantes devem ser interrompidos pelo menos 3 dias antes da cirurgia e anti-agregantes plaquetários 7 dias antes, substituindo-se estas medicações por injeções de heparina. Todas as outras medicações podem ser ingeridas com pouco líquido antes de sair de casa para ir ao hospital e a realimentação normalmente ocorre no mesmo dia da operação.
As cirurgias de médio porte são aquelas que abordam vísceras, envolvem abertura ou acesso laparoscópico do abdomen ou do tórax . Estas cirurgias são realizadas com anestesia geral e podem ultrapassar 3 horas de duração mas raramente necessitam transfusões de sangue ou internação em UTI. Orienta-se jejum de 8 h antes do horário da cirurgia, internação no dia da cirurgia (3 horas antes do horário marcado) levando-se ao hospital todos os exames realizados e as autorizações necessárias para a realização dos procedimentos. Anti-coagulantes devem ser interrompidos pelo menos 3 dias antes da cirurgia e anti-agregantes plaquetários 7 dias antes, substituindo-se estas medicações por injeções de heparina. Antidepressivos e ansiolíticos devem ser consultados quanto à necessidade de interrupção. Pacientes diabéticos insulino-dependentes devem reduzir a dose de insulina no dia da cirurgia para evitar-se hipoglicemias pois a realimentação pode ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte. As demais medicações podem ser ingeridas com pouco líquido antes de sair de casa para o hospital.
As cirurgias de grande porte são aquelas que abordam estruturas complexas como fígado , pâncreas, vias biliares ou de difícil acesso como esôfago torácico, porções baixas do reto ou envolve a remoção de grande volume visceral como todo o estômago, todo o intestino grosso, ou mesmo vários órgãos como partes do estômago , baço e intestino grosso. Estas cirurgias são sempre realizadas com anestesia geral e envolvem abertura ou acesso laparoscópico do tórax ou abdomen. Necessitam também reserva de sangue para eventual necessidade de transfusão e de vaga em UTI por precaução. O paciente deve internar-se na véspera ou 6 horas antes do horário marcado com pelo menos 8 horas de jejum antes do horário da cirurgia. As recomendações quanto às medicações são semelhantes às cirurgias de médio porte. Todos os exames pré-operatórios devem ser levados ao hospital incluindo avaliação cardiológica.
Em caso de dúvidas fique à vontade para nos consultar.