Passados os dias de descanso, vamos às metas de Ano Novo e, perder uns quilinhos, sempre está na lista. Nesse anseio pelo emagrecimento, muitos saem correndo atrás de procedimentos e dietas milagrosas que na propaganda ajudam atingir seus objetivos, perdendo de forma estranhamente rápida aquilo que foi acumulado por semanas ou até meses , e assim a dieta chamada Detox se tornou a campeã de procura nos últimos anos. Vale lembrar que o verdadeiro responsável pelo Detox do seu corpo é o Fígado.
Os Hepatócitos, células que representam 80% do Fígado possui a importante função de detoxificação de moléculas que representam risco ao organismo, além de fazer a detoxificação de medicamentos, álcool, drogas e outras substâncias químicas.
Uma das principais funções dos hepatócitos, entre as mais de 500 conhecidas, é o metabolismo de substâncias provenientes da digestão e, por isso, todo o sangue que irriga o aparelho digestivo passa pelo fígado através da veia porta. Cerca de 25% do débito cardíaco (sangue bombeado pelo coração) passa pelo fígado, 2/3 pela veia porta e 1/3 pela artéria hepática. Esse mecanismo garante que todas as substâncias , mesmo as que alcançam a circulação sanguínea sem passarem pelo trato digestivo , também passem pelo fígado para serem metabolizadas.
É comum o nosso corpo ser exposto a toxinas. Sistemas de defesas naturais do corpo humano, responsáveis pela eliminação dessas substâncias tóxicas do organismo, podem ser modulados por nutrientes e compostos bioativos dos alimentos. Entretanto, ainda não é conhecido o efeito de alimentos com propriedades Detox em estudos científicos.
Sobre as dietas Detox comerciais, algumas delas podem até trazer prejuízos para saúde, a depender dos seus componentes e da sua forma de uso. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta diferente, consulte um(a) médico(a) que trabalhe na área ligada a regimes alimentares (nutrólogo, endocrinologista, medico do esporte) e um(a) nutricionista.
Fonte: @tgenzini
Desmistificando Dúvidas Sobre Alimentação e Nutrição
Ministério da Saúde / Universidade Federal de Minas Gerais