Imune-Inibidores de Checkpoints (ICI) restauram a função celular contra antígenos tumorais específicos bloqueando o receptor PD-1 ou CTLA-4.ICI têm melhorado a sobrevida de pacientes com câncer localmente avançado e metastático como melanomas e câncer de pulmão. ICAs têm sido associados a eventos adversos de origem imunológica, como doenças autoimunes que afetam a pele, colon, pulmões e sistema endócrino.A fisiopatologia dos efeitos adversos dos ICIs envolvem atividades de células T contra tecidos saudáveis além do aumento dos níveis de autoanticorpos e citoquinas.No fígado, podem ocorrer inflamação e lesão hepatocelular.A lesão hepatica depended a dose , tipo e duração da imunoterapia. Tratamentos com monoterapia com Anti-PD-1 causam hepatotoxicidade em 4% dos pacientes enquanto Anti-PD-1 associado a Anti-CTLA-4 lesam o fígado em 16 a 19% dos casos. O intervalo médio entre o início do tratamento com ICI e a lesão hepatica é de 5 semanas e tende a ser menor com uso de Anti-CTLA-4 isolado ou associado.A histologia mostra hepatite lobular nos casos de Anti-PD-1 , hepatite granulomatosa nos casos de Anti-CTLA-4 , e um padrão misto no caso de associação.DIAGNÓSTICO Segundo a AASLD e ESMO, são necessários para o diagnóstico, um perfil bioquímico completo com AST, ALT, BT , FA , hormônios tireoidianos antes do tratamento e a cada 2 semanas durante .A maioria dos casos de lesão hepatica pelos ICIs são detectados por elevação das enzimas hepaticas durante exames de rotina.É necessária a exclusão de outras causas de hepatopatias como hepatites virais , autoimunes, eventos tromboembólicos e metastases hepaticas.Na maioria das vezes ocorre lesão hepatocelular , mas podem ocorrer quadros colestáticos ou mistos.Geralmente são quadros assintomáticos ou com sintomas inespecíficos como fadiga, nauseas, vômitos , dor abdominal e icterícia. Raramente pode ocorrer hepatite fulminante (0,04%). Biópsia hepatica pode ser considerada para estadiamento e avaliação da gravidade da lesão hepatica e de doenças hepaticas crônicas prévias. A lesão histologica é parecida com a observada em hepatites virais e autoimunes. Uma diferenciação histological é a presença de linfócitos T e lesão na zona centrilobular enquanto a lesão autoimmune é baseada em plasmócitos e agressão periportal.TRATAMENTO A padronização da terminologia se deu através de critérios que são utilizados para definição da gravidade e do tratamento : CTCAE (graus 1 a 4) e DILIN (graus 1 a 5).CTCAE grau 1 – exames laboratoriais 1 x / semana CTCAE grau 2 – iniciar tratamento com corticoides 0,5 a 1 mg / kg CTCAE grau 3 – suspender tratamento com ICI e aumentar corticoides para 1 a 2 mg /kg DILIN grau 1 – exames laboratoriais 1 x / semana DILIN grau 2 – iniciar tratamento com 1 a 2 mg / kg DILIN grau 3 – suspender tratamento com ICICTCAE E DILIN 4 – descontinuação permanente do tratamento, corticoides e considerar micofenolato ou tacrolimo